Odus- Ifá e os Oráculos Sagrados

Há na religião Yorubá ( Afro-brasileira) dos orixás diversos oráculos sagrados, que possibilitam a comunicação entre os fiéis e as Divindades ( Orixás) . 

Há a possibilidade de acessar o mundo invisível e descobrir o futuro ou encontrar soluções para os problemas via consulta às sementes de Obis, Orobôs e outras favas e sementes sagradas.

Através das consultas aos Odus via Erindinlogun ( 16 búzios) devidamente sacralizados que é possível ter acesso às informações sobre  a situação de vida que trouxe a pessoa à consulta aos Kauris (búzios)
 e também onde estão as possíveis soluções para o caso em questão.

Mas há outros Oráculos como os Ikins coquinhos de dendê furados e sacralizados, o Opele-ifa que é uma corrente com 8 metades de coquinhos de dendê cortados pela metade que símbolizam os 4 Odus principais ( Ejiogbe, Oyeku, Iowri e Odi) mas que a depender das caidas abertas ou fechadas é possível visualizar os 16 Odus principais e suas multiplas combinações 16 menores ou Odus filhos que é equivalente possibilidades existenciais. 16 x 16 = 256.

Há a possibilidade também de se consultar os Orixás através de pós mágicos sagrados como o pó amarelo de Yerossun muito utilizado pelos babalawos.

Os Odus principais:

1- Ejiogbe
2- Oyeku
3- Iowri
4- Odi
5- Irossun
6- Owonrin
7-Obará
8- Okanrã
9-Ogundá
10-Osá
11-Iká
12-Oturopon
13- Oturá
14- Irete
15- Oxe
16- Ofun

Cada Odu representa um forma distinta de existir. Cada um simboliza uma situação única de vida. Cada um traz consigo um enredo de Orixás que protegem o filho do Odu. Cada Odu mostra uma Realidade de vida, um jeito de ser( personalidade) órgãos do corpo mais sensíveis, possíveis doenças, formas existenciais distintas e únicas. E combinados entre eles( 16 x 16 ) = 256 Possibilidades de situações de vida humanas. 

Exu, Oxalá e As Yamis falam em TODOS Odus! Pois são divindades Ubíquas. Apesar de que, em certos Odus eles se destaquem mais que em outros.  

Saber qual é o nosso Odu pessoal. O nosso signo no Oráculo de IFÁ ( oráculo da divindade da Sabedoria - Orunmilá) é fundamental para resolvermos mais facilimente os problemas que surgirem em nossas vidas, pois o Autoconhecimento favorece o desenvolvimento pessoal, profissional, social como seres humanos mais sábios e cidadãos mais conscientes em reconhecer as próprias fraquezas/defeitos, seres mais humanos, mais tolerantes, empáticos e respeitosos com outras pessoas e com o Meio Ambiente.






Comentários