Exu - o Senhor das Comunicações, dos negócios, dos movimentos e da Dinâmica Universal

Exu é uma entidade ubíqua e seu nome significa ESFERA que é a forma dos planetas , do sol e da lua que estão em equilíbrio entre si em constantes movimentos. É a entidade Exu que sustenta o sistema solar, os planetas em equilíbrio e mantém os astros celestes sempre em movimento...

Exu simboliza o princípio da individualidade que se destaca do coletivo. Tudo que é muito pessoal e particular no ser humano é o Exu pessoal se manifestando no indivíduo. Exu é A língua, a fala, a fome e os desejos estão intimamente  ligados às sensações e necessidades básicos do corpo humano. 

Exu é o grande chefe inspetor, o que fiscaliza, aquele que policia as atitudes dos seres humanos e dos Orixás e tem poder para puní-los severamente, caso viole as regras sagradas e o que comunica as mensagens dos Humanos a Olodumare ( Deus) e entre os orixás tbm. 

Exu pode se apresentar de várias formas: homem, menino, mulher, animal, senhor etc... e Há diversas qualidades de Exu e cada uma com sua particularidade: Exu Inã (do fogo) Exu Enugbarijó ( da fala/ boca) elegbara( muito poderoso) Exu Alê ( Obaluayê) Exu Bará ( mora no corpo) . Enfim há inúmeras manifestações deste Orixá. 

Há 2 Itans( mitos) que retratam como esta divindade primordial surgiu no mundo. O 1o relata que nos primórdios da criação do mundo, só havia nuvens ( princípio coletivo masculino respresentado por Obatalá) muita água suspensa nos ares e embaixo só havia água lamacenta( princípio feminino coletivo simbolizada por Odua ou Nanã) estes oceanos lamacentos começaram a se movimentar e a secar com os fortes ventos até que surgiu, formou-se a 1a estrutura SÓLIDA e INDIVIDUAL  no mundo, era a pedra de Laterita ( minério avermelhado feita da liga do Alumínio e com o Ferro)que representa o Exu mais antigo que surgiu no mundo o Exu YANGI.

O 2o Itan ( mito) retrata o nascimento da entidade Exu através do Odu-Ifá Oxe-Otura. Neste Itan Exu vinha à Terra como filho da deusa Oxum- Divindade que trouxe o Amor, os prazeres da vida, Alegria, encanto, luz, brilho pessoal, maternidade, fertilidade e boa sorte à Humanidade.

Exu está ligado ao Poder do fogo e da Terra. O fogo é o elemento transformador e DESTRUIDOR da Natureza. O calor do fogo aquece o corpo do frio , cozinha, transforma alimentos em comidas. Afasta animais selvagens, simboliza o espírito interior de casa ser, funde metais e dá novas formas às ligas metálicas. 

O elemento Terra símboliza o poder de viver a REALIDADE da vida,  o senso prático e a vida voltada pras sensações e prazeres do cotidiano. A Terra representa o grande Útero da grande mãe Terra Onile. O qual receberá toda Humanidade no momento derradeiro. Da Terra que vem as Riquezas minerais : petróleo, pedras preciosas,  e os alimentos  vegetais e onde vivem os animais, as florestas e biomas.

Exu, mojubá! 
Irê ohhh, Axé 🙏🏽🔥🌎
Mestre Ricardo Olwayê

Sacerdote de Obaluayê e Yewá

Comentários