Abikus, Emerês e Ibeji
Abikus são um fenômeno e também uma classe de crianças que nasceram pra morrer precocemente. Emerês são um tipo de Abiku que geralmente sobrevive à infância, à adolescência e alcança a vida adulta, mas são pessoas que têm vínculos profundos com Egbé( comunidade espiritual do Orun( além)).
Há o Abiku omode- aqueles que não passarão dos 9 anos, pois os fortes vínculos espirituais e a promessas previamente acordadas antes do seu nascimento o ligam e o prendem poderosamente aos seus companheiros espirituais do Orun. Eles vão nascer e podem partir imediatamente após verem o rosto da mãe, der o primeiro suspiro ou maiorzinho, misteriosamente ele partirá precocemente deixando sua família devastada.
Há o Abiku Ágbá- aqueles que irão ultrapassar a idade limite e crescerão, poderão virar um jovem adulto só que este tipo Morrerá Socialmente. Este indivíduo ainda que não sofra a morte física, sofrerá a morte social, financeira, emocional, afetiva, sua saúde não será muito robusta e este tipo poderá ter sérios problemas pra conseguir se realizar na vida, apesar de todos esforços, ele perderá tudo quando estiver pertinho de realizar o grande sonho ou projeto.A sorte sempre escapará por entre os dedos e ele não entenderá bem o porquê de tanto azar...
O Abiku Ágbá poderá inclusive falecer em situações de grande Realizaçao pessoal ou profissional como : no dia do casamento, ou dia da formatura, dia do aniversário, nascimento de filhos, aprovação em concurso público, tirar a sorte grande na loteria , conseguiu uma viagem ou emprego dos sonhos.
Abikus são seres poderosos e perigosos. Coitado daqueles que lhes fizerem algum mal... A grande Mãe Yalodê ( Rainha da Terra, senhora da vastidão infinita) e seus companheiros do Egbé Orun ou Alaragbô irão vingar dos seus algozes. Abikus são seres dotados de grande beleza e carisma. Possuem a luz e a sombra em seu interior.
Emerês são um tipo de Abiku especial, são diferenciados e o que mais os marcam intensamente são o comportamento de risco, os excessos, os vícios, o gênio difícil de lidar, a teimosia, a rebeldia, adoram desafios e têm poderes sobrenaturais maiores que outros Abikus. O espírito da Grande mãe Terra o protegem e o vingam implacavelmente. Tais tipos são dotados de poderes psíquicos incríveis.
Enfim, há um consenso entre sacerdotes que essas pessoas representam um risco enorme a outras que se relacionarem afetivamente com elas. Há como apaziguar a " maldição" o "Karma pesadão" via trabalhos e rituais ao Egbé de cada um. Frutas como bananas, feijão fradinho, mel, cana de açúcar, ovos, azeite de dendê, carnes, obi, orobôs e bebidas e Alimentos doces são oferecidos para se apaziguar e tentar quebrar ou reduzir o vínculo profundo que os ligam aos companheiros do Orun e o que os levam a morrerem precocemente.
Ibejis são uma classe de pessoas normais ou não ( Abikus) que vêm ao mundo gêmeos. Ibejis símbolizam tudo de bom duplamente. Boa sorte, caminhos de prosperidade e capacidade de superar problemas. Se, por ventura, um dos gêmeos morre, a mãe e o outro terá que obrigatoriamente cultuar e invocar o espírito do irmão falecido. Deve conseguir uma imagem( Erê) de madeira, vesti-la e cultuá-la. E todo ano realizar festa para crianças vivas do Ayê e mortas do Orun( céus).
Irê ohhhh, Axé!
Mestre Ricardo Olwayê.
Sacerdote de Obaluayê e Yewá.
Comentários
Postar um comentário